Construções, Reformas e Demolições
As construções ou reformas de imóveis consistem na união de fatores econômicos e ambientais, as construções sustentáveis garantem economia e durabilidade, e por fim, custo benefício, chegando a ser mais valorizado também na intenção da venda do bem.
O trabalho do Arquiteto e do Engenheiro é fundamental para manter estes custos dentro do razoável e também para conseguir o melhor resultado possível dentro do orçamento proposto no início, uma vez tendo consciência da necessidade de planejar, é imprescindível contratar profissionais com ênfase nos detalhes técnicos.
Em primeiro lugar é preciso definir exatamente o que vai ser feito e o quanto se pretende gastar. Esse passo vai orientar o tipo e quantidade, especificação, qualidade e formas de pagamento dos materiais a comprar e quais os profissionais serão contratados, entre outras despesas complementares.
O planejamento da obra visa distribuir a verba disponível de uma forma substancial, para tanto é essencial ter um orçamento detalhado, com o preço dos itens muito bem pesquisados, os projetos Legais necessários e exigidos e os projetos Executivos detalhados.
A experiência nos mostra que é plausível que o proprietário pense em melhorar sua obra no decorrer do tempo, o entusiasmo com as mudanças na construção ou na reforma podem trazer ideias novas, mas é preciso administrar estes impulsos. Caso ocorram essas interferências, dê uma olhada no planejamento inicial, especialmente no orçamento detalhado, para se conscientizar e decidir que rumo seguir. Se realmente quiser pensar em algo maior, um profissional pode ajudar a fazer uma construção em etapas.
Vale ressaltar que os orçamentos de mão de obra podem variar em proporção ainda maior, só que a avaliação do orçamento e da posterior execução dos serviços requer capacitação em obra para saber se o serviço está sendo bem executado e se está dentro do previsto.
A fim de concluir esses conceitos, a importância de um contrato elaborado da melhor forma jurídica e atendendo ambas as partes é um fator de extrema importância para que se possam determinar claramente todas as atribuições necessárias à concretização dos trabalhos.
“O produto final entregue definitivamente vem de uma fábrica para ser disposto na vitrine de uma loja, o produto final da construção civil é a vitrine de uma fábrica instalada no canteiro de obras”.